Run, Forrest, Run: Review de alguns parques para correr

 

Forrest Gump - Imagem do filme; fonte: Google Imagens
Forrest Gump – Imagem do filme; fonte: Google Imagens

Forrest Gump, um visionário: naquela época já usava barba lenhador… E corria. Caminhar e/ou correr ao ar livre é uma ótima experiência. Muitos correm nas ruas do bairro, por ser logo ali, na porta de casa, mas aos finais de semana é interessante dar uma esticada e ir para lugares mais legais.

Vou fazer um review de alguns parques, lembrando que um review expressa a minha opinião, que pode ser diferente da sua. Pode deixar suas opiniões aqui nos comentários, ou lá no Facebook, na minha página.

Os horários de funcionamento foram encontrados na internet, e podem ser alterados pelas prefeituras.

Parque Raphael Lazzuri – São Bernardo do Campo
Av. Kennedy, Jardim do Mar
Horário: 6h às 22h, diariamente

Pensa num parque delicioso! Não é muito grande, mas a pista de corrida é toda de concreto, o que não suja nossos tênis em dias de chuva. Tem música ambiente em toda a extensão da pista de corrida, tem bebedouro com água filtrada e gelada, banheiros limpos, e um paisagismo maravilhoso. Fácil de estacionar no bolsão em frente ao ginásio de esportes. Bem arborizado. Me sinto bem seguro neste parque.

Parque Alfredo Fláquer/Ipiranguinha – Santo André
Rua Sete de Setembro, Vila Alzira
Horário: 6h às 22h, diariamente

O meu preferido. Por ser perto de casa, às vezes vou caminhando/correndo, então, dou menos voltas no parque, o que dá a sensação de que tudo foi mais rápido. Bom tamanho, seguro, bem arborizado. Sinto segurança em todos os horários, manhã, tarde e noite. O parque dispõe de água torneiral sem filtro. Bons aparelhos para alongamento em diversos locais do parque. Aos domingos tem umas barraquinhas vendendo coisas, então, pode ser que sinta o cheiro de pastel, e isso pode ser um problema, para quem tem lombrigas (#eu). Fácil de estacionar nas ruas do entorno, embora na rua do parque sempre tenha os flanelinhas. O parque é limpo, possui diversas lixeiras em todos os lugares. Possui uma parte para idosos se exercitarem, e uma parte para as crianças brincarem. Banheiro semi-limpo. Tem uma pista maior para corrida, forrada com serragem, e outra menor, de concreto. As duas pistas estão sempre bem cuidadas, assim como o parque, no geral.

Parque Central – Santo André
Rua José Bonifácio, Vila Assunção (endereço antigo: Rua Gamboa, Bairro Paraíso)
Horário: 5h às 20h, diariamente

Também perto de casa. Um parque grande, bem arborizado em algumas partes, mas em outras, as árvores ainda estão crescendo. Possui lagos, mas não para pescar nem nadar! Vemos patos, cisnes e outros bichos. A sensação que tenho é que algumas partes são mais seguras que outras; embora eu nunca tenha sido assaltado lá, já ouvi histórias de assalto, independente do horário. Tem ciclovia e pista de corrida, esta forrada com serragem. Tem várias opções para a família: concha acústica, brinquedos infantis, pista para mini-aviões, feira de adoções de animais… Nunca fui assaltado, mas já fui atacado por uma coruja louca e por alguns quero-queros. Mas geralmente a natureza é bem tranquila rsrsrs. Banheiros nem tão semi-limpos assim. Água torneiral sem filtro. Bebedouro para cães. Difícil de estacionar perto da entrada principal, mas o parque possui entrada em outras ruas, e perto dessas entradas é mais fácil de estacionar. Alguns aparelhos de alongamento e abdominais, feitos de madeira.

Parque Burle Marx – São Paulo
Av. Dona Helena Pereira de Moraes, Parque do Morumbi
Horário: 7h às 19h, diariamente

Um parque lindo! Possui uma trilha de corrida/caminhada, nível quase hard, no meio da mata. Subidas e descidas, ótimo para treinar o condicionamento.  Impossível parar nas ruas do entorno, mas o parque possui um estacionamento pago, cuja renda é revertida para a manutenção do parque. O parque possui atividades gratuitas, como tai-chi-chuan e pilates, confira a programação aqui. Tem bebedouros com filtro, com água gelada, e os banheiros são muito limpos. Possui uma biblioteca, e para tirar um livro, basta doar outro. Parque lindo, lindo, lindo, mas a parte para a família te esperar não é tão grande, e não tem tantos recursos como brinquedos para crianças.

Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena – São Bernardo do Campo
Av. Caminho do Mar, Rudge Ramos
Horário: 6h às 21h, diariamente

Um bom parque para levar as crianças, pois elas terão divertimento certeiro enquanto você corre. Um parque com bebedouro de água filtrada, gelada, com concha acústica e banheiros limpos. Música ambiente em todo o trajeto da pista de corrida. Muito bem cuidado e pista de corrida de concreto. Porém, muito pequeno, então parece que a atividade “não rende”. Fácil de estacionar nas ruas do entorno. Possui um lindo aquário com paredes de vidro, no meio da pista de corrida. Por ser muito pequeno, fica meio claustrofóbico, não me deu vontade de voltar, mas é bonito. Como o parque é grudado em algumas casas, o cheiro de churrasco, aos domingos, é forte.

Parque Buenos Aires – São Paulo
Av. Angélica, Higienópolis
Horário: 6h às 22h, diariamente

Achei fácil de estacionar, mas fui num domingo cedo. Um parque muito bonito, com boa pista de corrida, como levei água de casa, não reparei nos bebedouros. Não visitei os banheiros. O que achei o máximo é que tem uma área cercada para os cachorros brincarem, interagirem e trocarem número de WhatsApp. Senti segurança no parque. Não vejo a hora de voltar, principalmente para encher o bucho na Dona Deôla ou na pararia do Benjamin Abrahão, numa proposta junguiana de integrar os opostos: corrida saudável e gordices deliciosas.

Parque Escola – Santo André
Rua Anacleto Popote, Vila Valparaíso
Horário: Não localizei no site da prefeitura

O próprio site da prefeitura de Santo André diz que o local está em reestruturação. Após essa reestruturação, que sabe Deus quando ficará pronta, o parque ficará maravilhoso, pois tem potencial: terreno acidentado, ótimo para condicionamento em corridas e bela paisagem. Não recomendo a visita ao parque neste momento pois senti MUITA INSEGURANÇA. Vi pessoas usando drogas, nenhum policiamento, lixeiras quebradas, parque bem descuidado. Poucos conhecem o local, que tem até um orquidário. Para mais informações, clique aqui para acessar a página da prefeitura sobre o parque.

Parque Villa-Lobos – São Paulo
Av. Professor Fonseca Rodrigues, Alto dos Pinheiros
Horário: 5h30 às 19h, diariamente

Fui num dia na semana de fim de ano, com a cidade de São Paulo mais vazia, e consegui estacionar. Não sei como é nos outros dias do ano. Achei o parque até que bonito, mas não curti. Pessoas fazendo acrobacias e danças (não estavam se apresentando, e sim, ensaiando), com música no último volume, Bicicletas quase atropelando. Levei água de casa, então não vi os bebedouros. Banheiro limpo. Perto da entrada existem várias barracas de comida, com cheiro de fritura gritando e colando na roupa e no cabelo. Me disseram que tinha um local para cachorros; não achei, e como já estava irritado com a falta de educação das pessoas que naquele dia lá estavam, nem perguntei, pois também, não vi um funcionário/segurança. A pista de corrida não ficou clara pra mim onde é (não entendi se há alguma delimitação ao certo), mas as pessoas andavam feito baratas tontas, com patins, bicicletas e à pé. Achei o caminho pouco arborizado, com o sol rachando minha cabeça, e tinha uma parte para entrar num matagal, mas não senti confiança de entrar ali. Talvez uma visita no futuro mude minha opinião, pois alguns amigos até que gostam de lá, mas também moram perto.

Compartilhe:

Esta entrada foi publicada em Corrida, Emagrecimento, Objetivos, Reviews, Viagens e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *